A primeira informação que você deve pedir ao vendedor é o número da matrícula do imóvel e o cartório onde está registrado. Em regra somente é dono quem consta como proprietário no registro de imóveis.A maioria das decisões nos tribunais entendem que mesmo sofrendo um golpe se você não tiver consultado a titularidade do imóvel no cartório de registro de imóveis você não terá agido como uma pessoa diligente, e não será ressarcido pelo prejuízo sofrido.
Verifique se na matrícula existem pendências financeiras como hipotecas ou financiamentos. Se esse for o caso, é importante consultar se a dívida está quitada ou quantas parcelas ainda são devidas.
Solicitar certidões negativas dos vendedores para verificar a existência de pendências financeiras. A existência de pendência mantém o imóvel em garantia da dívida até a quitação, se não for negociado com a compra da dívida pode ser uma grande dor de cabeça para o comprador.
Solicite para que um advogado consulte acerca de processos de execução que possam interferir a conclusão da sua negociação. Durante a negociação o bem pode ser penhorado em processo existente o que pode inviabilizar a transferência.
Se o imóvel é rural consulte o ITR, CCIR e se necessário consulte um profissional para delimitar a sua área. Isso pode evitar que você compre um imóvel pensando que é outro.